Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

A aplicação de toxina botulínica está entre os procedimentos mais realizados nos consultórios de dermatologia. Com resultados rápidos e eficientes, o tratamento é o mais eficaz do tratamento e prevenção das linhas de expressão.

É indicado desde os primeiros sinais de envelhecimento, provocando relaxamento da musculatura da face e prevenindo o surgimento das rugas. O resultado é natural, levando a uma aparência suave e rejuvenecida.

O procedimento também pode ser indicado para a correção de assimetrias faciais e hiperidrose (sudorese excessiva), especialmente das axilas, com resultados muito satisfatórios.

Indicações


  • Rugas faciais dinâmicas ("Linhas de Expressão")
  • Correção de assimetrias faciais
  • Tratamento da Hiperidrose
Toxina Botulínica

Dúvidas frequentes


» O procedimento é doloroso?
Para amenizar o desconforto das picadas, é aplicado um antestésico local (creme) cerca de 30 minutos antes do procedimento.

» Quantas sessões são necessárias?
O procedimento é realizado em apenas uma sessão, sendo indicada uma revisão dentro de 14 dias. Deve ser repetido a cada 4 a 6 meses.

» Quanto tempo dura o efeito?
De 3 a 6 meses. Em média 4 meses. Nos casos de hiperhidrose, pode durar até 9 meses.

» Quais os riscos?
O principal receio dos pacientes é quanto à paralização exagerada dos músculos da face, provocado pelo excesso de toxina. Com a técnica adequada, executada por profissional habilitado, os riscos são mínimos. Podem ocorrer pequenos hematomas que são transitórios. É necessária avaliação com dermatologista antes do procedimento para avaliar a correta indicação e contra-indicações do procedimento.

A toxina botulínica tipo A está indicada para o tratamento de linhas faciais hipercinéticas, ou seja, as rugas dinâmicas formadas pela ação dos músculos na mímica facial, que geralmente são visíveis somente com o rosto em movimento.
O produto é injetado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, ocasionando o seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais suave, rejuvenescida e agradável. Tratando-se as rugas já existentes e prevenindo o surgimento de novas.
A toxina botulínica também pode ser utilizada para controle da hiperidrose (transpiração excessiva) nas mãos, axilas e pés, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem por esse problema.

Como o próprio nome diz o objetivo deste tratamento é preencher a rugas e sulcos da face. O resultado é rápido, natural e duradoro.
Principais indicações:
» rugas profundas estáticas (aparecem mesmo com o rosto em repouso)
» tratamento dos sulcos faciais (tratamento do “bigode Chinês”, tratamento do “código de barras”)
» preenchimento de olheiras
» preenchimento de cicatrizes de acne e outras cicatrizes deprimidas
» aumento do volume dos lábios

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, presente principalmente na pele. A sua função é reter água, aportando hidratação e volume. Com o processo de envelhecimento, essa substância se degrada e o organismo diminui a sua capacidade de reposição. O resultado é a perda de volume, contorno e a aparição de rugas estáticas que dão ao rosto uma aparência envelhecida e cansada.

Os preenchedores a base de ácido hialurônico são indicados preencher sulcos e rugas estáticas, ou seja, as rugas mais profundas e visíveis com o rosto em repouso. Também pode ser usado para remodelar formas e contornos do rosto e lábios, devolvendo volume às áreas modificadas pelo processo de envelhecimento.

Por ser um produto natural, o ácido hialurônico é reabsorvido, dessa forma, os resultados não são definitivos. Isso é uma vantagem em relação aos preenchedores permanentes, já que o envelhecimento é um processo dinâmico. Uma substância permanente limita as possibilidades de aperfeiçoamento ao longo do tempo, resultando em uma aparência artificial, o que não ocorre com as substâncias absorvíveis, como o ácido hialurônico, que são degradadas totalmente pelo organismo depois de determinado período de tempo, oferecendo flexibilidade para fazer os ajustes necessários.

Em busca de melhores resultados e de um rejuveneciemento de aspecto natural, podemos associar ambos os procedimentos, unindo os resultados da toxina botulínica e do ácido hialurônico em um só procedimento.

O objetivo do tratamento é trabalhar sobre o rosto de maneira integral, agindo simultaneamente nos múltiplos sinais de envelhecimento, com o objetivo de atenuar as rugas estáticas e dinâmicas, redefinir contornos e repor o volume facial. Este tratamento está totalmente alinhado com as novas tendências de rejuvenescimento facial, buscando oferecer ao paciente uma aparência mais natural, rejuvenescida, duradoura e altamente satisfatória.